segunda-feira, 6 de junho de 2011

  Sinha Vitória limpou as lágrimas com as costas das mãos , encarquilhou as palpedras , meteu o rosário no seio e continuo a sopra com vontade , enchendo muito as bochechas.
Com simples palavras o autor demonstra com sucesso a simplicidade  dessa família, onde o maior desejo de Sinha Vitoria e ter para si uma cama de lastro de couro, um desejo irrelevante para outros , não para ela (sinha vitória).
 Para mim esse capitulo se trata de exprimir que em qualquer lugar todas as mulheres seja lá qual for  a condição, todas são sensíveis e prestativas ,nesse capitulo consigo entender o papel indespansavel de uma mulher em um lar ,fica claro o quanto a mulher é forte , apesar de ter uma família pouco cominicatica consegue dobrar as dificuldades sendo o alicerce da família,  Graciliano Ramos faz dela um exemplo dentro do contexto.
 "Sinha Vitória aludira bastante azeda ao dinheiro gasto pelo marido na feira com jogo e cachaça . ressentido , fabiano condenara os sapatos de verniz que ela usava nas festas , caros e inúteis. calçada na quilo , trôpego, mexia-se como um papagaio ,era ridícula, Sinha Vitoria ofendera-se gravemente com a comparação , e se não fosse o respeito que Fabiano lhe inspirava, teria despropositado.(pág. 41)
 Com o grande pesar da situação da família ,e sua principal preocupação que é a seca ,graciliano ramos no capitulo Sinha Vitória tem o poder de entreter o leitor e preocupa-lo, uma fassanha que é alcançada com louvor.
 o capitulo Sinha Vitória  , é um dos melhores da obra vidas secas, bem desenvolvido e muito bem escrito.
e é assim que dedico meu singelo apresso e estima ao autor dessa grande obra

Um comentário:

  1. Muito bem Karen.
    Tua crítica está bem feita.
    Realmente Graciliano realça o papel
    da mulher forte em Vidas Secas.
    Uma mulher genuinamente brasileira...

    ResponderExcluir